Indira Couto
Psicanalista e Sexóloga
PSICANÁLISE
Online e presencial
A psicoterapia psicanalítica é uma forma de terapia baseada nos princípios e na teoria da psicanálise. Como tratamento, ela se esforça para iluminar os conflitos e crenças inconscientes que contribuem para o sofrimento emocional e impasses na vida. Desse modo, a psicoterapia psicanalítica contribui para uma auto compreensão e percepção das dificuldades que enfrentamos. A psicanálise é uma técnica criada pelo médico neurologista e psiquiatra, Sigmund Freud. O modelo de atendimento é próximo da Psicologia, mas uma das grandes diferenças é que o profissional atua também no inconsciente, levando em conta tudo que se passa na mente no cliente, de pensamentos a desejos. Existe também outra vertente, que é a Psicanálise aborda também o inconsciente coletivo e a espiritualidade. A psicanálise é eficaz para tratar sintomas psíquicos, advindos das afecções psicológicas, como depressão, síndrome de pânico, conflitos internos e angústia, e daquilo que se chama de doenças psicossomáticas e mentais. A condição para o tratamento psicanalítico é o sujeito desejar entender as repetições desagradáveis que ocorrem na sua vida - aquelas das quais a pessoa quer se livrar e não consegue. O método, então, ajuda o indivíduo a encontrar as raízes do problema e, a partir daí, iniciar um processo de mudança, como aponta Araceli Albino. Ninguém quer sofrer, mas não se pode mudar o que se desconhece. Dessa forma, é necessário procurar ajuda de um profissional da área psíquica para isto e a psicanálise é indicada.
Quando iniciar a terapia?
Todo problema psicológico tende a piorar com o tempo se não tratado. Portanto, percebido algum sintoma, o ideal é que o tratamento inicie o quanto antes. Dessa forma, os resultados positivos serão mais rápidos e efetivos.
Psicoterapia de Casal
A Terapia de Casal é uma modalidade de atendimento clínico, que oferece apoio terapêutico, psíquico aos casais que buscam melhorar a qualidade de vida e o relacionamento. É oferecido um espaço seguro para que o diálogo conjugal aconteça de forma mais reflexiva, natural e assertiva, possibilitando aos parceiros a expressarem a verdade de seus desejos, sentimentos, necessidades e a negociação respeitosa para suas divergências. As sessões são semanais, com duração de 60 min/cada. Benefícios: Resolução e prevenção de conflitos; Melhora comunicação, tornando-a mais clara e assertiva; Promove o equilíbrio das diferenças individuais dentro da relação; Melhora a qualidade da vida sexual; Facilita a divisão equilibrada das responsabilidades dentro do relacionamento; Promove a compreensão das necessidades de cada parceiro; Trabalha a dependência emocional; Melhora a qualidade geral do relacionamento.
Pronto-Socorro Emocional
É uma modalidade de atendimento emergencial. Os relacionamentos às vezes passam por situações de turbulência que, se não trabalhadas adequadamente, podem trazer consequências negativas para a relação. No Pronto Socorro Emocional você pode contar com suporte psicológico pontual para mediação de conflitos, contenção e superação de crise.
Os atendimentos são presenciais e online, sejam eles individuais e/ou com o casal, focados na demanda específica do momento de crise.
São disponibilizados até quatro atendimentos, com duração de 60 minutos/cada.
(Caso sejam necessárias mais sessões, será avaliado o caso após a 4ª sessão
Benefícios:
-
Contenção e estabilização emergencial da crise;
-
Redução de danos;
-
Orientação profissional neutra e isenta;
-
Maior clareza nas tomadas de decisão;
-
Poder contar com espaço acolhedor e sem julgamentos;
-
Ampliação de consciência sobre as possibilidades de solução;
-
Aprender a lidar com a crise como uma possibilidade de crescimento e amadurecimento emocional.
Psicoterapia Individual
A psicoterapia individual é uma importante ferramenta terapêutica, que se utiliza dos conhecimentos da Psicologia para promover o bem estar e a saúde do indivíduo em nível psíquico, interpessoal e social. É um espaço dedicado ao crescimento e ao autoconhecimento de modo a ampliar a flexibilidade e as possibilidades de ajustamento criativo diante da vida.
As sessões são semanais e tem a duração de 50 minutos/cada.
Benefícios:
-
Proporciona alívio emocional;
-
Aprimora a capacidade de crescer com as dificuldades que a vida apresenta;
-
Promove o desenvolvimento da autonomia;
-
Melhora a relação consigo mesmo e com os outros;
-
Desenvolve habilidades interpessoais com a assertividade, empatia e comunicação eficaz;
-
Facilita busca de sentido existencial;
-
Promove equilíbrio entre razão e emoção;
-
Favorece a saúde integral e maior segurança.
Relacionamento abusivo
Relacionamento abusivo vem a cada dia tomando mais força. Seja em posts na internet, seja em conversas formais e informais.
Não é raro sermos bombardeados por notícias assoladoras sobre mulheres que foram assassinadas por parceiros ou ex-parceiros, por exemplo. Assim, mesmo nos casos em que não há morte, o relacionamento pode deixar marcas profundas em suas vítimas.
No entanto, somos levados a pensar que um relacionamento abusivo se dá apenas em namoros ou casamentos. Provavelmente você já pensou assim, não é? Contudo, o relacionamento abusivo ocorre em ambientes de trabalho, ambientes familiares e amizades também.
Como terminar uma relação abusivo?
Não é simples, porém é necessário. Portanto, terminar um relacionamento abusivo é um processo que vai desde o reconhecimento da relação abusiva até o fim do namoro, noivado ou casamento etc... Para passar por todo esse processo, é recomendado que você tenha o apoio de pessoas queridas, fortaleça sua auto-estima, preze pela sua segurança e dê um basta em tudo isso e alguns casos acompanhamento psicológico e terapias.
Por que as brigas são um problema para a criança?
Há pesquisas que sugerem que uma criança de apenas 6 meses de idade pode ser afetada negativamente por argumentos severos dos pais. E não só elas, outros estudos mostram que jovens adultos até 19 anos podem ser sensíveis a conflitos no casamento de seus pais.
Isso mostra que crianças de todas as idades, desde a infância até o início da idade adulta, são afetadas pela forma como seus pais escolhem lidar com suas diferenças. Pesquisadores acreditam que casamentos de alto conflito afetam a saúde mental de uma criança de diversas formas. Algumas incluem:
-
Criar insegurança. Brigar enfraquece a sensação de segurança das crianças quanto à estabilidade da família. As crianças expostas a muitas brigas podem se preocupar com o divórcio ou se perguntar quando o silêncio de um dos pais terminará. Isso pode dificultar que eles tenham um senso.